Escolha uma Página

Traqueobronquite infecciosa canina

Assim como nos seres humanos, no inverno os cães se tornam mais susceptíveis a algumas doenças, como a gripe.

A traqueobronquite infecciosa canina, conhecida também como Tosse dos Canis,  é uma doença contagiosa que ocorre mais frequentemente em meses frios, mas pode ocorrer em qualquer época do ano.

Caracterizada por ser uma doença que aparece de forma súbita, acomete mais comumente as vias aéreas superiores, com uma intensidade variável. Além disso, acomete animais de qualquer faixa etária.

Em locais com alta densidade de animais, como hotéis, canis e “pet shops”, a transmissão da doença pode aumentar muito, porém a Traqueobronquite infecciosa canina também acomete animais mantidos em domicilio.

Vários agentes, isoladamente ou combinados, estão envolvidos na sua etiopatogenia da doença, são eles a Parainfluenza, Adenovírus canino tipo-1, Adenovírus canino tipo-2, o Mycoplasma sp, e principalmente a Bordetella bronchiseptica.

A transmissão se dá por contato direto com animais doentes, mas também podem ser transmitidos por fômites.

A forma mais comum caracteriza-se por tosse seca e de início agudo, podendo ser acompanhado por mímicas de vômito, devido ao esforço repetido.  Normalmente, os animais não apresentam febre, nem apatia e continuam se alimentando.

O diagnóstico é feito de forma clínica, tendo como base os sinais clínicos e histórico do animal.

A prevenção da doença é feita por vacinas intranasais ou injetáveis, indicadas pelo seu médico veterinário. Em caso de dúvida, estamos à disposição para atendê-lo 24 horas por dia.

Lívia Rodrigues Bolsari

CRMV/SP: 40.417