Escolha uma Página

Instituto abre inscrições para famílias voluntárias acolherem futuros cães-guias

Período de convivência com voluntários é fundamental para que os pets possam ser preparados a guiar os cegos em todas as ocasiões.

O primeiro instituto especializado em treinamento de cães-guias do interior do estado de São Paulo, que será localizado em Salto de Pirapora (SP), está recebendo inscrições de famílias interessadas em acolher os animais. Elas serão selecionadas para entrevistas e, caso sejam aprovadas, passarão cerca de um ano ambientando os cães, sob a constante supervisão dos especialistas do Instituto.

O período de convivência com voluntários é fundamental para que os pets possam ser preparados a guiar os cegos em todas as ocasiões. As famílias ficarão responsáveis por apresentar os cães às mais diversas situações do dia a dia, como lazer, viagens, transporte público e a convivência com crianças. A expectativa é que o instituto seja capaz de treinar 60 cães-guias por ano.

Ao final do período de adaptação, os animais são devolvidos para o centro de treinamento, onde aprendem os comandos básicos para assumir a função junto ao seu dono definitivo, o deficiente visual. A partir daí, eles passam a usar a guia e o colete com alça rígida, que servem para comunicação com o humano e indicam que estão trabalhando.

Segundo o instituto, no Brasil, existem cerca de 6 milhões de pessoas com deficiência visual, mas apenas 160 cães treinados para auxiliá-los. A expectativa é que o instituto seja capaz de treinar 60 cães-guias por ano.

Os interessados em receber os filhotes podem se inscrever pelo e-mail contato@institutomagnus.org ou entrar em contato pelo telefone (15) 99755-7201.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/instituto-abre-inscricoes-para-familias-voluntarias-acolherem-futuros-caes-guias.ghtml